top of page

PreAmp

O objetivo desta equipa é realizar um pré-amplificador de baixo ruído que amplifique o sinal da agulha para um sinal em nível de linha. Para realizar isto começámos por compreender o que era um pré-amplificador para um gira-discos, nomeadamente, o que era um pré-amplificador com a equalização RIAA inversa que iria amplificar o sinal da agulha para um sinal em nível de linha.

Assim esta equipa é responsável pela eletrónica do áudio do gira-discos. Esta tarefa consiste em manipular tensões de baixo valor e muito sensíveis. 

Posto isto, começámos a pesquisa de um pré-amplificador que correspondesse às nossas necessidades, ou seja, um pré-amplificador que aplicasse o que foi descrito anteriormente e de baixo ruído (por causa dos valores recebidos pela agulha serem de muito baixo nível).

Escolhemos um leque de pré-amplificadores que e partimos para a fase de simulação dos mesmos usando o programa LTSpice.

1ª Fase: Testes e simulações: Realizámos várias simulações em LTSpice em termos de ruído e equalização de modo a escolhermos o melhor pré-amplificador. No final desta fase partimos pra o desenvolvimento do circuito.

2ª Fase: Teste em placa branca. O primeiro teste a realizar foi certificar que o regulador de tensão (de baixo ruído) convertia corretamente o valor de 5V para 3.3V, sendo este teste realizado com sucesso. O segundo teste foi comprovar a amplificação e a equalização RIAA para isso aplicou-se um sinal fraco na entrada e fomos comparando os valores de saída obtidos com os valores de saída teóricos.

Depois de efetuarmos a realização dos testes e termos validado o funcionamento do circuito, o próximo passo da equipa foi desenvolver o PCB (no software EAGLE) para assim, finalizarmos o trabalho.

Depois de ter o PCB desenhado partimos para a construção da placa e montagem dos componentes na mesma, algo que deve ser feito com muito cuidado para evitar erros ou ruídos. Por fim, tratámos de isolar toda a placa, para um melhor funcionamento.

bottom of page